No mês em que se assinalou o Dia de Portugal, a emissão especial Portugal Marca do Imagens de Marca homenageia o espírito combativo dos portugueses que face à conjuntura do país, não desarma e empreende para se afirmar em todo o mundo. O empreendedorismo está a conquistar os portugueses que apostam na criação de negócios próprios como uma saída profissional de sucesso. Nesta emissão vamos olhar atentamente para este setor, para o que o carateriza e como está a evoluir em Portugal, país de onde saem várias empresas à conquista de um mercado global.
Só as startups, empresas com forte carga empreendedora, que normalmente incorporam uma base tecnológica, representam cerca dos 18% novos empregos, 6,5% do tecido empresarial e envolvem mais de 46 mil pessoas. São muitos os setores dedicados ao empreendedorismo mas é nas Tecnologias de Informação e Comunicação que a maioria se concentra, sendo que as Indústrias Criativas e o Comércio também atraem muitos portugueses empreendedores, na maioria licenciados entre os 25 e os 44 anos de idade.
É neste perfil que se inserem as mentes criativas e empreendedoras dos fundadores da Nutri Ventures e a UniPlaces. Se uma está apostada em transformar-se na primeira marca mundial de promoção de alimentação saudável junto do público infantil, a outra quer revolucionar a vida dos jovens universitários. Depois de sentir na pele as dificuldades em arrendar uma casa na cidade do Porto, lançou uma plataforma a nível global para agilizar a procura de alojamento por parte dos estudantes universitários.
A palavra paixão está associada a qualquer empreendedor que tenta criar o seu negócio, e são as paixões pela joalharia e pela cozinha que levaram duas empreendedoras ao Lx Factory, em Lisboa. Uma mulher belga que lançou uma marca de joalharia e outra portuguesa, que em menos de 2 anos viu o negócio crescer de forma acelerada são exemplos de que o empreendedorismo é também um setor onde as mulheres estão a vingar e a fazer acontecer.
Boa peça, mas faltou alguma atenção aos espaços de trabalho partilhados que alimentam, também eles, o ecossistema empreendedor de Lisboa e do País. O Coworklisboa e o Village Underground pertencem à Rede do Empreendedorismo de Lisboa. Nesta peça, são apenas cenário e, no caso do Coworklisboa, é mesmo omitido apesar da peça ser gravada na… LX Factory. Pena…