14 de junho de 2014

Num mercado com apostas “seguras”

Esta semana o Imagens de Marca faz incursão por um mercado que está decidido a fazer apostas “seguras”, não só no investimento em produtos tradicionais que constituem uma garantia de qualidade junto dos consumidores, mas também em iniciativas que permitem estreitar a relação das marcas e empresas com a sociedade.

Iniciamos desde logo com um setor que parece “seguro” no seu caminho de crescimento: a indústria agro-alimentar, que no ano passado viu as exportações crescerem cerca de 8%, e hoje tem um papel decisivo para o sucesso da economia nacional. Reflexo deste dinamismo é o número recorde de expositores registado na 51.ª Feira Nacional da Agricultura, mais de 600, que, em Santarém, aproveitaram a oportunidade para promover os seus produtos junto dos mais de 150 mil visitantes esperados. Entre eles estiveram várias empresas aderentes ao novo selo Portugal Sou Eu, um projeto que pretende oferecer ao consumidor uma garantia “segura” de aquilo que está a consumir é genuinamente português. O evento foi o ponto de partida para uma nova jornada à descoberta de mais algumas empresas ligadas ao projeto, como a Oficina do Biscoito e a Casa de Santo Amaro.

De Portugal viajamos novamente até África, mas, desta feita, para ir ao encontro de uma marca que se está a destacar num mercado “seguro” em Angola: o das bebidas energéticas. A Speed retirou nos últimos anos o protagonismo às concorrentes mundiais e soube conquistar os consumidores que, devido ao calor intenso, procuram frequentemente fontes de energia. Nós estivemos em Luanda para descortinar a estratégia de marketing e comercial da marca, e acompanhar de perto a realização de um estudo de mercado precisamente sobre este tipo de bebidas, que fazem sucesso sobretudo no verão. Uma época que, por norma, é sinónimo de lazer e descontração para muitos portugueses, mas que para os bombeiros representa uma altura intensa de trabalho, já que o risco dos incêndios florestais aumenta exponencialmente.

Tendo em conta esta realidade, e com o objetivo de apoiar a Liga dos Bombeiros, o Banco BIG lançou recentemente uma campanha de solidariedade que irá angariar fundos para a produção de equipamentos de proteção mais adequados e seguros. Nós acompanhámos o processo de produção destes fatos especiais que vão permitir “proteger quem nos protege”.

A questão da segurança está também a ser trabalhada pela BP que, para pôr em prática a sua política de responsabilidade social, acaba de lançar o programa “BP Segurança ao Seguro”. Com a intenção de alertar e sensibilizar os futuros condutores para os perigos na estrada, a marca desafiou centenas de estudantes a desenvolverem projetos relacionados com as principais causas de sinistralidade entre os jovens. Nós fomos tentar perceber de que forma este programa reflete os valores da BP Portugal e que tipo de objetivos levaram a marcar a criar a estratégia de ligação aos mais novos.

A fechar o programa, e quando o Mundial de futebol se aproxima a passos largos, podemos ainda assistir ao filme de Portugal da campanha digital da Visa, marca que produziu 32 filmes sobre os países que participam na maior competição futebolística mundial.

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Imagens de Marca

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