Nesta emissão quisemos captar as estratégias de diferentes marcas com o mesmo objetivo: apresentar-se ao mercado com um novo foco.
Com o Festival Clube de Criativos como pano de fundo, a nossa equipa de reportagem foi à procura dos novos caminhos que a direção do Clube de Criativos, recentemente empossada, quer traçar e qual o papel que esta instituição pode ter para o crescimento da indústria portuguesa. Com o mote o Desconforto gera o conforto criativo, a nossa reportagem quer premiar também o esforço do Clube para manter o seu Festival vivo. Uma iniciativa que destaca o trabalho das agências de publicidade, um setor com grande peso no negócio dos bancos de imagem.
Na reportagem “Um Retrato dos bancos de Imagem” queremos perceber como é que funcionam estas empresas e a sua importância no desenvolvimento de campanhas publicitárias. Falámos com a Corbis, um banco de imagens presente em vários países e com a Ivity, agência criativa que garante que a crise fez os criativos voltarem a recorrer mais a estes serviços.
Foi também no mundo digital que nasceu aquela que se afirma como a marca da maior comunidade de fotografia em língua portuguesa do mundo. Ao longo de uma década o site Olhares foi desenvolvendo novas áreas de negócio, como uma academia de fotografia, que promove cursos presenciais e online em vários pontos do país. Em 2012, a Academia Olhares representou cerca de 50% da faturação da empresa. A rentabilidade financeira e a uma vasta rede de 286 mil utilizadores, não passaram despercebidos ao Grupo Impresa que adquiriu recentemente a marca. Nós fomos conhecer como funciona o negócio do site Olhares, sedeado em Matosinhos. Para isso acompanhámos uma das aulas da Academia e um fotógrafo num momento de inspiração para perceber o que este site trouxe ao longo dos seus 10 anos de existência, assinalados este mês.
Outros flashes nos levam a falar das marcas japoneses Konica e Minolta, cuja fusão ainda não conseguiu apagar a notoriedade conquistada no segmento das máquinas fotográficas. A Konica Minolta há alguns anos que mudou de objetiva e hoje o seu core-business passa apenas pela impressão. No entanto, através de um estudo da GFK/ Intercampus, a marca descobriu que o mercado ainda não tem essa perceção. Com o foco num reposicionamento e no grande investimento em comunicação, a nossa reportagem vai mostrar o que está para lá da 1ª impressão e revelar a atual estratégia de mercado da marca.
Com o foco num dos conceitos criativos que mais notoriedade gerou ao continente, recordamos no final o making of da campanha de televisão “Velhinhas de Portugal” num remake que durante as ultimas semanas tem estado a liderar também o Top das Marcas no nosso site, uma parceria entre o Imagens de Marca e a Marketest.
Comentários (0)