Esta semana trazemos a antena mais uma emissão regular, com algumas das rubricas já habituais no Imagens de Marca. São elas o How to, o Valor da Marca e as Marcas Verdes, onde exploramos temas como a importância das marcas para a economia e a responsabilidade social também ligada ao meio ambiente.
Mas antes, damos o pontapé de saída com os bastidores da campanha nacional da McDonald’s para o Mundial de Futebol, de quem é patrocinadora oficial. Com o campeonato ao rubro, a marca sabe que os portugueses têm as emoções à flor da pele. Desta forma, quer “alimentar a paixão” dos consumidores por este desporto, com um anúncio totalmente desenvolvido em Portugal, e divulgado exclusivamente no mercado português, que tem como protagonista João Moutinho, um dos jogadores da Seleção Nacional.
Na rubrica Marcas Verdes vamos conhecer dois casos de marcas da responsabilidade social que se preocupam também com o meio ambiente. Uma delas é a Refood, cuja missão é resgatar sobras alimentares de estabelecimentos de restauração, reaproveitando os excedentes para alimentar quem mais precisa, ajudando também, desta forma, a desviar de aterro toneladas de restos orgânicos. Por outro lado, alimentar a educação de crianças carenciadas é o objetivo do projeto desenvolvido entre a Entrajuda e a Sociedade Ponto Verde. As duas entidades criaram salas de estudo recuperadas com materiais reciclados, possibilitando-lhes tecnologia e acompanhamento que de outra forma não teriam.
São precisamente as marcas ativas que alimentam a economia de um país. “A Marca na Economia” é o tema da última reportagem da rubrica Valor da Marca, que aborda os casos da Delta e Vista Alegre, onde vamos perceber o papel das marcas como motores económicos de um país.
A economia está também presente na rubrica How To deste mês. “Como utilizar a informação económica nos processos de tomada de decisão” é o tema em analise pela Católica Porto Business School, que nos mostra também como o mundo académico se preocupa em acompanhar essa necessidade com formação adequada à necessidade de compreendermos os fenómenos económicos.
Por fim, vamos analisar como a Cloud consegue alimentar a relação da Microsoft com clientes como a EDP e a EPAL. Uma tecnologia cada vez mais utilizada pelas empresas, que a Microsoft garante ser uma grande oportunidade para conquistar as empresas.
Gostei de ver e saber que ao menos aqui estamos iguais ou melhores que os melhores