Desde cedo que a partilha e a troca de bens faz parte da condição humana, mas nos últimos anos as novas tecnologias têm tornado o fenómeno da partilha num movimento transformacional da economia. Partilhar o carro, a casa, o tempo e até os próprios bens é cada vez mais uma realidade que tem vindo a ser aproveitada para gerar novas marcas e oportunidades de negócio.
A chamada Economia de Partilha será este ano precisamente o tema da semana nacional de Marketing, e é por aí que começamos esta emissão, antecipando alguns dos temas que vão estar em análise.
Num mercado onde todos os consumidores podem ser produtores de bens, fornecedores de serviços, ideias ou experiências, surgem cada vez mais negócios ancorados no aparecimento da tecnologia. É o caso das duas startups que vamos esta semana conhecer na rubrica Economia + Criativa.
A fechar o programa destacamos a estratégia da nova marca financeira do país. O Banco CTT acaba de abrir as suas portas, apresentando aquilo que afirma ser uma proposta de valor de simplicidade, transparência e proximidade. Nesta reportagem, além de ficarmos a conhecermos os detalhes deste projeto ambicioso para o operador postal, entramos também nos bastidores da sua campanha de lançamento.
Excelente video, parabéns!