20 de maio de 2015

É urgente entender a criatividade

Diz-se que é na capacidade criativa que se encontra a chave para a evolução da sociedade. É, muitas vezes, através do trabalho dos criativos que as marcas conseguem conquistar o coração dos consumidores, ganhar a sua confiança e chamar a atenção para problemáticas mais sensíveis.

Nós demos destaque à campanha de outdoor criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida, que, através de cartazes com sangue de portadores de HIV, tem chamado a atenção das pessoas na cidade de São Paulo para a importância de dizer não ao preconceito contra os portadores do vírus da Sida.

Partindo do mote da Semana Criativa de Lisboa, fomos ao longo desta emissão perceber porque é tão “urgente” entender também a importância do papel da criatividade nos mais diversos setores de negócio. E começámos desde logo com uma retrospetiva do evento organizado pelo Clube de Criativos de Portugal, que este ano teve precisamente como tema “Urgente é Poesia”, numa reflexão sobre o impacto que o “urgente” tem no processo criativo, apelando através desta metáfora à urgência de se dar tempo à liberdade criativa. Além de exposições, workshops e conferências, a iniciativa incluiu a já habitual revelação dos vencedores do Festival do CCP, e, pela primeira vez, integrou o Cannes Preview, onde se deram a conhecer alguns dos trabalhos candidatos à vitória no Festival Cannes Lions 2015.

A criatividade serve, não só para despertar consciências, mas também para que uma marca seja vista como de confiança. Foi precisamente com o objetivo de medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas que há 15 anos nasceu o estudo “Marcas de Confiança”, desenvolvido pela revista das Seleções do Readers Digest. Nós acompanhámos o evento que apresentou as 38 marcas distinguidas este ano, e aproveitamos agora para analisar a relevância e o impacto deste projeto, bem como algumas das conclusões do estudo deste ano.

Criatividade foi também o que se pediu aos participantes da 4ª edição da iniciativa “BP Segurança ao Segundo”, que, mais uma vez, pretendeu alertar e sensibilizar os jovens, futuros condutores, para os perigos na estrada, e ajudar a diminuir a sinistralidade rodoviária em Portugal.

Fechámos a emissão ainda no asfalto do mercado automóvel, mais concretamente com a estratégia da Leaseplan. Num momento que, segundo a marca, o negócio do Renting está a crescer, e quando acontece a eleição anual do “Carro Frota” – um dos seus momentos de comunicação mais importantes -, vamos conhecer o negócio e a perspetiva de futuro daquela que se assume como a líder de mercado no setor do Renting.

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