Entramos num novo ano, inspirados pelas histórias de resistência e capacidade de renovação de algumas das marcas que não temeram os desafios do futuro e, talvez por isso, já cruzaram mais de um século de vida. Uma verdadeira lição de marketing para os dias de hoje que merece um brinde!
Brindamos literalmente com a marca de vinhos Piriquita, criada por José Maria da Fonseca nas terras do Sado e que terá sido um dos primeiros vinhos a ser engarrafado em Portugal. Memórias que recuperamos numa visita à Quinta da Bassaqueira onde também conhecemos os novos caminhos desenhados para a marca após o recente rebranding.
A nossa viagem no tempo é também uma aventura geográfica, navegamos para Matosinhos à descoberta das origens da Ramirez, nascida em 1853, é segundo a própria empresa, a mais antiga produtora e exportadora de conservas no nosso país e uma das mais antigas do mundo.
Pioneira no aperfeiçoamento de vários métodos produtivos, a marca atravessou crises e acompanhou as grandes transformações da indústria. A experiência adquirida ao longo de cinco gerações permitiu à Ramirez ter hoje uma posição consolidada em cerca de 40 mercados nos cinco continentes.
A capacidade exportadora é transversal a todas as marcas nascidas no século XIX e que conseguiram desta forma fermentar o seu crescimento e evolução. O famoso claim “ O que é Nacional é Bom” ainda hoje faz parte do ouvido dos portugueses, a qualidade é há 163 anos uma aposta desta marca criada sob o alvará régio de D. Maria II, com a missão de servir a nação com o fabrico de farinhas, pão, cereais e massas. Foi crescendo no negócio dentro e fora de portas com a abertura de várias fábricas espalhadas pelo país e pelos PALOP’S. Em 2000, a Nacional passa a fazer parte da Cerealis, um dos grandes Grupos alimentares portugueses. Para além dos produtos alimentares, a nossa emissão é também adornada por algumas relíquias em ouro e prata.
A Topázio é uma das jóias que perdura no tempo desde a sua fundação em 1874 na cidade do Porto. Especialista em filigranas tem hoje peças espalhadas por todo o mundo e é a marca de eleição do Ministério dos Negócios Estrangeiros, fazendo parte das peças que se encontram em todas as embaixadas nacionais.
São marcas com muitas histórias para contar, tal como o anúncio da Água Castello que escolhemos como memória desta emissão, uma marca que nasceu em 1899 e que na comunicação apostou em rostos conhecidos do grande público para conquistar notoriedade.
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