O Eurobest decidiu este ano celebrar as bodas de Prata em Lisboa. Durante três dias, e pelo segundo ano consecutivo, teve lugar no cinema São Jorge.
A criatividade europeia reuniu-se em Lisboa para premiar o que de melhor se fez em 2012, e perceber quais as fórmulas de sucesso que podem contribuir para o crescimento da indústria em 2013.
Uma indústria que, pelo menos em Portugal, mostra sinais de fragilidade porque se no ano passado o número de prémios chegou quase à dezena, este ano ficou-se apenas por três. E talvez tenha sido este o ponto mais negativo na organização do evento em Lisboa, segundo a MOP.
Num mercado publicitário contraído os criativos europeus falam em coragem para ultrapassar a crise que se abate no setor. E falam também de estratégias e tendências de mercado para envolver o consumidor. Da construção de narrativas, à animação, passando pela comunicação, não a 360, mas sim a 365 dias por ano, para a construção de um diálogo continuo.
Continuo tem sido também o destino da Volkswagen no festival da criatividade europeia ao subir por diversas vezes ao palco para receber diferentes prémios. Um percurso que lhe valeu o estatuto de anunciante do ano quando o Eurobest celebra as bodas de prata.
No entanto, a marca alemã não será das mais citadas pela Act Responsible, uma associação internacional que promove campanhas publicitárias que podem ajudar a mudar o mundo. Esse é o objetivo da instituição nascida em 2001 e que reúne cada vez mais projetos de criativos de todo o mundo que dão aproveitam este tipo de campanhas para dar largas à criatividade.
A fechar uma das campanhas que conquistou o júri do Eurobest que lhe valeu o grande prémio em filme.
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