Esta semana temos mais um programa de consumo obrigatório! Numa altura em que a perda do poder de compra agita as discussões sobre a economia nacional, o Imagens de Marca quis olhar para o tema do consumo numa emissão em que se estreia mais uma rubrica em associação com um Knowledge partner.
Trata-se da Rubrica How To em parceria com a Católica Porto Business School, através da qual queremos trazer para o nosso programa o contributo desta conceituada instituição na explicação de como diferentes conceitos e ferramentas do marketing são trabalhados no mundo empresarial. A nossa primeira “lição” será sobre: Como decide o consumidor? A resposta a esta questão está também ligada a outros fatores, que orientam nos dias que correm, os comportamentos e a informação produzida sobre o mercado.
Se é certo que o preço assume mais peso na escolha dos produtos, também é uma verdade, que nem tudo tem preço. É o que nos diz um estudo da TNS sobre as categorias bloqueadas. A nossa equipa revela os dados desta análise e procura explicar porque as marcas da distribuição, campeãs em preços baixos, não conseguem instalar-se em categorias de grande consumo como as da cerveja e de higiene e beleza. Embora, e de acordo com a Kantar World Panel, se estime que estas marcas até 2015 vão conquistar uma quota de mercado de 41%. Número, que faz mexer os departamentos de marketing na busca de momentos de contato com o consumidor no ponto de venda.
O desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes e impactantes tem sido o motor para o aparecimento de tecnologias sofisticadas, para registar com sucesso as reações e comportamentos do consumidor. A nossa equipa de reportagem quis experienciar alguns destes avanços analíticos com empresas que desenvolvem algumas das ferramentas mais sofisticadas para estudar o consumidor. Falámos com a In-Store Media e ficámos a conhecer a tecnologia Eyecam, que consegue registar o número de vezes que um suporte publicitário surge no campo de visão do consumidor. Assim como o sistema Retail Analytics da empresa Q Better está a ajudar a analisar todos os passos dos visitantes de um espaço comercial.
O consumo é hoje estimulado por estratégias de marketing inovadoras, no entanto, há algumas que apesar de tradicionais continuam a gerar vendas, é caso para perguntar: o que valem os vales? Para responder a esta questão procurámos a PacSis, uma empresa líder de mercado na gestão de vales de desconto, que garante, que este meio de promoção continua a gerar experimentação com sucesso. A febre dos descontos não chega só pela caixa do correio de casa. A internet é atualmente uma das plataformas mais usadas para lançar promoções, um meio que está a integrar as estratégias de marketing das catedrais de consumo, abraços com uma quebra nas vendas de cerca de 450 milhões de euros em 2012, segundo algumas notícias recentes, não totalmente confirmadas pela APCC, a associação do setor, que reconhece no entanto, algum decréscimo, adiantando, que não chega aos dois dígitos.
E agora Centros Comerciais? Este é o titulo da reportagem em que vamos fazer um balanço ao negócio dos Shoppings e perceber até que ponto sentem as dificuldades nascidas do contexto económico e como se estão a adaptar a essa situação.
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