Apesar da atual conjuntura económica, e embora se note alguma retração nos investimentos por parte de algumas marcas, o futebol continua a ser uma das plataformas ideais de comunicação junto dos consumidores. Em pleno campeonato europeu de futebol, o Imagens de Marca foi perceber qual o retorno e notoriedade que marcas como Sagres, BES, TMN e Galp ganham ao apoiar a seleção na sua caminhada até ao Euro’2012.
O estudo “As marcas da Seleção”, realizado pela CISION, indica que a Sagres e o BES são as marcas patrocinadoras da equipa nacional mais recordadas espontaneamente pela população. A Sagres investiu cerca de 4 milhões de euros no seu apoio à equipas das quinas, um valor em linha com o já efetuado em anos anteriores. Durante o Euro’2012 o Estádio Sagres, no Campo Pequeno, vai dar oportunidade a milhares de adeptos de assistir aos jogos de Portugal através de ecrãs gigantes. Já o BES, que patrocina a seleção desde 2002, de forma a não passar uma imagem errada face aos tempos que se vivem em Portugal, optou por reduzir o seu apoio em 70% face ao Mundial de 2010, concentrando a sua ativação na Corrida pela Seleção, que juntou cerca de 22 500 atletas em Lisboa, Porto e Faro.
Segundo um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing – uma eventual vitória de Portugal no Euro’2012 teria um impacto de 551 milhões de euros na economia do país. Uma competição que nas suas últimas edições conta, por exemplo, com o patrocínio da Carlsberg. A marca de cervejas, patrocinadora oficial do Euro desde 1988, decidiu lançar este ano o Carlsberg Euro Lounge, um espaço criado no Centro Cultural de Belém, que oferece aos adeptos a possibilidade de verem os vários jogos da competição num ecrã gigante e vários momentos de animação.
Entrevistas:
Paulo Padrão – Diretor de Comunicação BES
Célia Lucas Filipe – Gestora da marca Sagres
Luís Avelar – Administrador Grupo PT
Tomás Froes – Sócio Partners
Manuel Faria – Diretor Geral Índigo
Isabel Calado – Diretora Marketing Galp Energia
João Esteves – Diretor Marketing Cervejas Unicer
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