Com o consumo a atingir um dos momentos mais altos do ano, há que aproveitar esta euforia para promover também comportamentos ambientalmente e socialmente mais responsáveis. A ideia de apostar num Natal sustentável, não só ganha mais adeptos, como encontra já no mercado, uma oferta interessante, e que tem como principais preocupações, não só, a utilização de materiais 100% portugueses, como o reaproveitamento de diversos desperdícios, o incentivo à produção local, bem como à solidariedade social, com propostas que podem chegar a todas as bolsas.
Na última edição da rubrica Marcas Verdes, que ao longo de 2014, partilhou em associação com a Sociedade Ponto Verde, histórias de marcas e negócios sustentáveis, vamos dar a conhecer alguns bons exemplos para tornar esta época, ambientalmente e socialmente, mais responsável.
A nossa reportagem visitou um mercado de rua que aposta na sustentabilidade e na solidariedade, e que já deixa uma marca positiva há 11 anos. Trata-se do Mercado de Natal Amigo da Terra, que traz como uma das inovações em 2014, a entrega de compras através de bicicleta. Fomos conhecer ainda uma loja que vende peças feitas à mão, 100% nacionais e que incorporam também, e em diversos casos, a reciclagem de materiais. Quisemos juntar a estes dois exemplos de um consumo sustentável, mais algumas ideias, que fazem parte de uma campanha de comunicação da SPV para melhorar os impactos negativos desta quadra de festas.
Entrevistas:
Joana Ferrão – Fundadora Lisboa-Amor
Mário Raposo – Diretor Marketing Sociedade Ponto Verde
Comentários (0)