Nesta segunda emissão do novo ano, apresentamos uma nova rubrica dedicada às Marcas da Distribuição. Um espaço de reportagem onde vamos procurar aprofundar alguns temas e descobrir os modelos de negócio e as estratégias das empresas especializadas em colocar os produtos à mão do consumidor.
No arranque da nossa rubrica, partilhamos algumas das ideias trocadas com David Lopes, Presidente da operação internacional, da multinacional americana Daymon. Uma empresa especialista na criação de marcas próprias, para algumas das maiores cadeias de retalho do mundo, em diferentes setores de negócio. A nossa peça pretende, mais do que avivar controvérsias, lançar uma visão mais lata sobre o conceito de marcas próprias e questionar alguns dos mitos criados em torno desta tendência, que é global, e segundo esta organização, está numa crescente e imparável evolução.
O tema das marcas próprias e a sua expansão no mercado levou o Imagens de Marca a viajar por Luanda, para acompanhar a implementação de um projeto de parceria entre a grande distribuição local e os lojistas de bairro. A partilha do know how de um retalho com uma gestão moderna e a possibilidade de ter produtos de qualidade a preços competitivos, está a gerar uma forte adesão dos comerciantes angolanos à rede Bem-me-quer, a marca criada para este projeto de entreajuda.
Competitivo por excelência, o setor do calçado sempre foi empreendedor na criação de marcas que também são próprias. A Zillian, que recorre à produção em regime de outsourcing, é uma das referências atuais no mundo das lojas de sapatos em Portugal. A marca celebrou recentemente junto das consumidoras madrilenas o seu primeiro aniversário no mercado externo. O Imagens de Marca esteve no evento, e preparou uma reportagem que revela quais os traços da estratégia que fazem com que os sapatos da Zillian se distingam num mercado tão competitivo.
Seguimos também os passos do processo de internacionalização da marca portuguesa, que ambiciona calçar mulheres de todo o mundo. A mesma ambição faz caminhar a Seaside. Com mais de duas décadas de experiência no setor do calçado e raízes 100% portuguesas, a Seaside quer contrariar a crise e continuar a crescer. Em 2012 vendeu mais de 4 milhões de unidades e cresceu 8% face ao ano anterior. Nós quisemos conhecer a estratégia de crescimento da marca que na última década tem apostado numa relação mais próxima com o consumidor, através de campanhas de publicidade com rostos mediáticos.
Foi também num dos espaços de lojas mais concorridos de Lisboa, que a Timberland levou a cabo um momento de comunicação, para promover a iniciativa de responsabilidade social “Troque as suas velhas aventuras por novas”. A Timberland decidiu que a melhor maneira seria criar um flashmob, que queremos também mostrar neste programa através de um Radar. A campanha baseava-se num desafio proposto aos clientes: entregar calçado da Timberland usado, acompanhado da história da melhor aventura vivida com esses sapatos. O objetivo era recolher o número máximo de calçado possível que será entregue durante este mês às pessoas mais carenciadas do Gana.
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