23 de abril de 2012

Compra virtual, negócio real

A publicidade na internet cresceu cerca de 10% em 2011 e tentou atrair a atenção dos cerca de 4 milhões e 200 mil cibernautas portugueses que navegaram em sites de comércio eletrónico em 2011. Os números são do estudo Netpanel da Marktest mas as compras online representam nos dias de hoje qualquer coisa como 3% do total das vendas de retalho.

Mas que mundo é este do comércio eletrónico? Quanto é que ele representa no total das vendas? Quais as ameaças e quais as oportunidades das transações eletrónicas? Perguntas às quais Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, Associação de Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa nos vais ajudar a encontrar respostas.

No total mais de 777 milhões de páginas de lojas de ecommerce foram visitadas e a La Redoute é um dos endereços mais visitados com cerca de 56 milhões de páginas visitadas. A marca, reconhecida pela venda através de catalogo soube adaptar-se às mudanças, extinguiu as vendas por catálogo e apostou forte nas vendas pela internet.

Um sucesso que a ANA quer seguir, ao ser a primeira entidade aeroportuária a criar uma plataforma online de venda de produtos e serviços. Uma inovação a nível mundial com que a ANA pretende faturar cerca de 5% do total de 30 milhões de vendas anuais no setor do retalho.

Sites de marcas, de descontos, ou agregadores como a FNAC ou o Clube Fashion. O último nasceu há 6 anos a faturar 40 mil euros.

Hoje ultrapassa este número todos os dias e assume-se hoje como um “clube de oportunidades”, tendo ao longo do ano mais de 600 marcas que surgem duas vezes por estação, ou seja 1.200 lojas que abrem durante uma semana para vender os produtos de determinada marca com desconto.

Os negócios na internet não param de crescer e a forma de chegar aos consumidores também. Com o desenvolvimento e proliferação de tablets e smartphones, abre-se uma nova oportunidade de negócio e uma nova janela para um contato mais direto com os consumidores.

Entrevistas

Alexandre Nilo Fonseca – Presidente ACEPI
António Luís Rodolfo – Diretor Direção Retalho ANA
Miguel Diniz – Diretor geral Clube Fashion
Paulo Pinto – Diretor Geral da Redcats Portugal

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Jornalista: Fernando Paula/Soraia Ramos; Reporter de Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (3)

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