A região é reconhecida como um destino de férias de renome internacional e pode conquistar ainda mais projeção com uma nova geração de produtores de vinho, que querem colocar definitivamente a região do algarve no mapa da rota dos vinhos.
Durante décadas produziu-se vinho perto do litoral mas o turismo levou as vinhas para o interior. Segundo os especialistas “há males que vem por bem” e esta deslocalização das vinhas veio aumentar a qualidade da uva e consequentemente do vinho.
No total nacional o peso da produção algarvia representa apenas 0,5% de quota de mercado mas está a crescer. Segundo os especialistas deve-se explorar as potencialidades eno-gastronómicas que a região possibilita e as diferentes estratégias dos produtores, alguns a apostar na conquista do consumidor algarvio como é o caso da marca Barranco Longo, outros a exportarem quase metade da produção como os vinhos Vida Nova do cantor Cliff Richards, podem contribuir para a economia regional e do país.
Entrevistas
António Jorge – Consultor Especialista em Vinhos
Rui Virgínia – Produtor Quinta Barranco Longo
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