A organização norte americana New York City Rescue Mission, que ajuda pessoas pobres e sem-abrigo, realizou recentemente uma ação para chamar a atenção da população sobre a vida destes moradores de rua, e alertar para o facto de estes se terem tornado “invisíveis” nas grandes cidades.
A iniciativa intitulada “Make Them Visible” (“tornem-nos visíveis”), que tem um site próprio, tem como objetivo fazer com que quem passe na rua não despreze ou ignore os sem-abrigo. Para isso, caracterizaram algumas pessoas como se fossem mendigos, com roupas velhas, sujas e estragadas e colocaram-nas no meio de caixotes, na rua. O desafio era verificar se, dessa forma, seriam reconhecidos por familiares que passariam naquela rua, sem saber que os irmãos, mulheres, tios ou pais estariam naquela posição.
Uma sobrinha que não reconhece os tios, que vê todos os domingos, um primo que não reconhece uma prima, com quem costuma estar, e um marido que não reconhece a mulher, com quem é casado há 34 anos são alguns dos resultados desta ação.
Quando viram o vídeo, os familiares não conseguiram conter o espanto e a emoção, por terem ignorado os seus parentes “mendigos”. Foram, assim, confrontados com a indiferença que diariamente os sem-abrigo passam.
Isto acontece porque as pessoas andam muito preocupadas com elas próprias. Não conhecer e passar por um sem abrigo, da sua família só se este tiver a cara tapada, e mesmo assim existe sempre um clique. Creio eu.