A Pudegon, uma empresa turca que desenvolve caixas recicladas para alimentação de animais, criou uma ação em Instambul, que ajuda duplamente as cidades, como uma espécie de dois em um: ajuda a alimentar cães e gatos de rua, ao mesmo tempo que incentiva a população a reciclar garrafas usadas.
Esta espécie de “vending machine” foi colocada num parque da cidade, onde há cerca de 150 mil cães e gatos abandonados, segundo o site Big Think. O conceito era simples: sempre que uma garrafa fosse colocada na máquina, era dispensada, automaticamente, uma certa quantidade de ração e água para animais abandonados da cidade. Assim, quem recicla está não só a ajudar o meio ambiente como a contribuir para alimentar cães e gatos vadios.
Esta não é a primeira vez que a cidade tenta lidar com este problema, tendo já um historial de propostas para tentar resolver a questão do elevado numero de animais a viver nas ruas. Em 2012, o Governo turco propôs uma lei cuja resolução seria o envio de cães abandonados para “parques de vida selvagem” na periferia da cidade. No entanto, a indignação dos ativistas pela causa animal foi imediata e a proposta acabou por ser retirada. O advogado dos direitos dos animais de Istambul, Ahmet Senpolat referiu mesmo que esta proposta não resolvia os problemas dos animais salientando para o facto de existirem várias lojas na cidade que fazem o contrabando de animais de raça pura. “As pessoas acabam por comprar esses animais, fartando-se e deixando-os na rua”, como explica o site Big Think, um fórum online de discussão de ideias.
O produto da Pugedon foi registado em Fevereiro deste ano, e começa agora a expandir-se por outras cidades da Turquia. Este é um projeto sócio-ambiental, que conta com o apoio de ativistas, veterinários e marcas de ração que já se associaram à causa. Não existem ainda informações quanto à comercialização do produto e sua exportação para outros países.
adorei,em Portugal tb deviam fazer tudo isto,os animais merecem
Achei uma grande ideia! Para quando o mesmo em Portugal ?
Muy buena idea ojalá pronto pueda comercializarse y poder exportar a otros paises para ayudar a tantos animalitos abandonados,xfavor yo misma haría lo posible x comprar algunos Y traer a mi país Chile y Perú