O destaque de hoje vai para a selecção da McCann Erickson Portugal. A agência escolheu o trabalho recente com a marca Oliveira da Serra, materializado na campanha “Porque não?” e o Director de Planemamento Estratégico explica porquê. HH
Filipe Moreira
Director de Planeamento Estratégico da McCann Erickson
“Trabalhar um challenger é um desafio clássico das agências de comunicação, mas o caso de Oliveira da Serra assume um cariz muito especial para a McCann Erickson. E é assim porque a ambição clara deste challenger é conquistar a liderança do mercado independentemente da qualidade e nível de reconhecimento da concorrência. No mercado do azeite a marca Gallo é a referência que cola os seus atributos à descrição da categoria, com um trabalho de marca muito consistente e totalmente arrebatador das sensíveis emoções lusitanas. A qualidade desse trabalho coloca a fasquia da resposta a um nível muito alto e exigente.
A insatisfação e o desconforto com a liderança de Gallo foram os principais motivadores da vontade de mudar e fazer mais e melhor. O inconformismo da marca e da agência, a capacidade de inovar e a forma assertiva como olhamos para os insights e necessidades dos consumidores, resultam em trabalho de qualidade impar do qual nos orgulhamos e pensamos serem best practices no mercado português.
Cliente e agência conseguem de forma exemplar trabalhar em cooperação e contribuir de forma complementar para que o trabalho, sem fronteiras rígidas na intervenção de cada actor, seja admirável e fruto de muito orgulho por parte da McCann. Para além disso, sustentamos esta satisfação na premiação das campanhas de lançamento da nova Tampa Pop-Up de Oliveira da Serra e da famosa “Chuva de azeitonas” que marcou o relançamento da marca: conquista da liderança do mercado pela primeira vez em muitos anos; prémio de ouro, na difícil categoria de produtos grande consumo, nos Prémios à Eficácia 2010 e ainda a eleição da “chuva de azeitonas” como anúncio do ano pelo “Imagens de Marca”.
O risco que corremos com esta selecção num período tão vasto de tempo é de nos tornarmos injustos e deixarmos de fora muitos trabalhos de relevo, dos quais nos orgulhamos e também eles muito premiados criativamente e, acima de tudo, com a resposta dos consumidores traduzida numa palavra que tanto valorizamos: Eficácia. Campanhas como as das águas Frize, do evento d’ ”a maior bandeira humana” do Bes, as arrebatadoras campanhas da EDP, as eficazes campanhas da Olá com o jingle “não, oh não, não te esqueças de mim” são só alguns exemplos do trabalho mais marcante dos últimos anos.”
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hpixel