7 de dezembro de 2010

Making Of's


O melhor treinador do mundo, no ano 2010. Este foi o título que acaba de ser entregue ao treinador português, actualmente no Real de Madrid, José Mourinho.
Ao que indica a votação, Mourinho superou nomes como Vicente Del Bosque e Pep Guardiola. O treinador venceu os títulos da Liga dos Campeões, Série A e Taça de Itália, no ano passado, ainda aos comandos do Inter de Milão.


 


No mesmo dia em que o internacional é eleito o melhor do mundo, o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) revelou num estudo que “a marca” José Mourinho vale cerca de 12 milhões de euros por ano, em direitos de imagem. Um valor que se prevê que seja superado com a recente eleição da FIFA.


 


Contactado pelo Imagens de Marca, Pedro Dionísio, professor do ISCTE e especialista em Marketing Desportivo afirma que “melhor treinador do mundo não tem o mesmo valor mediático da eleição de melhor jogador do mundo. Até porque para o melhor reconhecimento do treinador são mais importante os resultados da equipa”. O professor acredita que esta eleição “pouco irá alterar o valor apresentado pelo estudo do IPAM”, uma vez que esta situação poderá, sim, ser alterada no caso de o treinador voltar a conquistar títulos, como aconteceu no ano passado, pelo Inter de Milão. “Esta eleição é um prémio individual, mas, ao contrário dos jogadores, o valor mediático do treinador está sempre mais dependente dos sucessos da equipa”, esclareceu.    


 


O estudo


 


Por comparação a outros oito treinadores de futebol de elite, o estudo do IPAM indica que José Mourinho é o mais valioso do mundo, em termos de imagem, surgindo à frente de nomes como Pepe Guardiola, Alex Ferguson ou Arséne Wenger. O treinador português, que está entre os três mais mediáticos do mundo, conta com mais de 14 milhões de referência na Internet e mais de 15 mil vídeos no Youtube. É actualmente o mister mais bem pago do mundo, e o facto de treinar o clube mais valioso do mundo – o Real Madrid factura anualmente mais de 400 milhões de euros – torna-o o mais apetecível para os patrocinadores.


José Mourinho é embaixador da candidatura portuguesa à Ryder Cup. A campanha é assinada pela agência de publicidade Nossa e o Imagens de Marca traz-lhe o making-of.


O treinador do Real Madrid associa-se, assim, à ambição de Portugal conquistar a organização da mais importante prova de Golfe em 2018. Um projecto liderado pela região da Comporta e que terá a decisão final em Abril de 2011.


 


“Vencer sempre, levar o nome de Portugal aos quatros cantos do mundo. Esse é o desafio a que me proponho diariamente, esse é também o desígnio com que a Comporta se comprometeu para ganhar a organização da Ryder Cup em 2018”, afirma José Mourinho.


 


A Ryder Cup é o terceiro maior evento desportivo do mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Campeonato do Mundo de Futebol. De dois em dois anos, coloca, lado a lado, as selecções da Europa e dos Estados Unidos da América, na disputa pelo título de melhor equipa de Golfe. TS

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.