“Nascemos com uma marca e morremos com uma marca”. Foi com esta frase que a jornalista Cristina Amaro, sócia fundadora da empresa olhoazul, diretora de desenvolvimento de novos projetos, diretora editorial e pivot do programa Imagens de Marca, encerrou o seu seminário “O Jornalismo e a Relação com as Marcas” – Imagens de Marca, um case study de sucesso, na Católica Porto Business School.
O auditório destinado a seminários da universidade revelou-se pequeno para o número de participantes – 130, entre estudantes e profissionais da área de marketing, que se mostraram interessados em conhecer ao pormenor o projeto que conta já com quase 9 anos de emissão na SIC Notícias.
Cristina Amaro começou por explicar as dificuldades encontradas durante a criação deste projeto, que tinha à sua frente o desafio de fazer jornalismo sobre marcas, algo inovador no panorama dos media em Portugal.
Desde 2004 que o Imagens de Marca se tem vindo a afirmar no mercado nacional e internacional, tornando-se numa marca credível e de referência para os profissionais do setor e para o público em geral. A jornalista sublinhou os três pilares que fazem deste um dos programas mais antigos da televisão em Portugal: criatividade, relevância e qualidade.
A autora fez também questão de frisar que hoje o Imagens de Marca é mais do que um programa, é uma marca multiplataforma, com presença no canal de informação líder do cabo, a SIC Notícias, na Revista Exame, no portal Sapo, onde está alojado o site www.imagensdemarca.sapo.pt, no Facebook e no Twitter.
Para Cristina Amaro, 2012 marca um ano de muito sucesso, mas também de muito trabalho. Perante um mercado extremamente competitivo é necessário as empresas adaptarem-se e repensarem os seus modelos de negócio.
A jornalista lançou o repto ao público presente de pensar o futuro dos media em Portugal. Num momento que este atravessa grandes desafios face à difícil conjuntura económica do país, é altura de perceber que os media são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, quer por fornecerem informação independente, quer por se constituírem uma importante plataforma de comunicação para as marcas.
Durante a apresentação os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir a dois vídeos muito especiais. O primeiro é relativo ao oitavo aniversário do magazine, onde se mostra como é que o programa é percecionado pelos parceiros e pelos espectadores, enquanto o segundo pretende mostrar como é que funciona o Imagens de Marca antes de cada emissão.
No Dia Mundial da Televisão, fazemos uma visita guiada à cidade que mudou o mundo das marcas.
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