O Facebook acaba de anunciar o lançamento da funcionalidade Texto Automático Alternativo – Automatic Alternative Text. Esta nova funcionalidade gera uma descrição auditiva de fotografias disponíveis na rede social, para quem utiliza leitores de ecrã, em dispositivos iOS. Em comunicado, a rede social explica que esta novidade é possível graças aos avanços obtidos pela tecnologia de reconhecimento de objetos.
Todos os dias, mais de dois mil milhões de fotografias são partilhadas no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. Sendo o conteúdo visual uma forma expressiva e divertida de comunicar online, é no entanto um desafio adicional para os invisuais ou para quem sofra de graves problemas de visão, levando a que muitas pessoas se sintam frustradas e excluídas por não poderem participar em interações e conversas sobre fotos nas redes sociais.
Nesse sentido, e porque a sua missão é transformar o mundo num ecossistema aberto e interligado, o Facebook acaba de lançar esta funcionalidade que garante um acesso igual a todos nas ligações entre as pessoas.
No mundo inteiro, há mais de 39 milhões de invisuais e outros 246 milhões de pessoas sofrem de problemas de visão graves. Sendo, cada vez mais, uma experiência visual, o Facebook pretende com este Texto Automático Alternativo ajudar todos a usufruírem da rede social por igual.
Para comunicar esta iniciativa e exlicar esta tecnologia foi divulgado um vídeo que mostra a alegria e surpresa de quem experimenta este serviço pela primeira vez.
Comentários (0)