“Esta é uma bicicleta difícil de conduzir”. São estas as primeiras palavras que vai ouvir em “This Bike Has MS”, a campanha da Grey Australia criada para uma organização sem fins lucrativos australiana para sensibilizar para o problema da esclerose múltipla.
Com o objetivo de dar a conhecer os efeitos da doença, Carol Cooke, uma atleta de ciclismo paraolímpica, com a ajuda de uma equipa de especialistas construiu uma bicicleta que mostra às pessoas o que é viver com a doença: “as engrenagens são imprevisíveis, a estrutura fica desequilibrada, e os travões cedem à pressão”.
A campanha foi realizada para a organização MS e faz um paralelo com a doença. “Tem de se estar constantemente a lutar para conseguir manter a bicicleta em linha reta” o que mostra o quanto é difícil uma pessoa que sofra de esclerose múltipla fazer as suas tarefas diárias.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica incapacitante que afeta o sistema nervoso central e que atinge, sobretudo, pessoas entre os 20 e os 50 anos, principalmente do sexo feminino. Segundo o Adweek, só em 2013 mais de 20 mil pessoas morreram da doença.
Chamo-me Diogo Tavares, tenho 26 anos e tenho EM (Esclerose Múltipla) há 7 anos.
Peço que revejam esta informação: “só em 2013 mais de 20 mil pessoas morreram da doença”. A fonte de onde obtiveram esta informação está com certeza errada. Ninguém morre por causa desta doença EM mas sim com EM. Falo disto pois informação assim cria alarmismos desnecessários. Dados falsos desta natureza têm um impacto brutalmente negativo em pessoas recém-diagnosticadas, pouco conhecedoras relativamente à EM, familiares e amigos poderão entrar em pânico.
Portanto: Vive-se com EM e é possivel ser-se muito feliz com esta doença. Requer, nos mais variadíssimos casos, persistência, trabalho e reajustamentos no quotidiano com o objectivo de se ter a melhor qualidade de vida.
Felizmente NÃO MORRERÁ NINGUÉM com diagnóstico de EM.
Cumprimentos a todos com e sem EM, a familiares e amigos de pessoas com EM. Desejo muita força a todos e acreditem que é possível ser-se bem feliz. Um excelente 2016.
Esqueci-me de dizer o vídeo é muito bom e bastante eficaz porque mostra muito bem o qué, mostra várias dificuldades de pessoas com EM de uma forma simples e verosímil.