Dianova lança nova campanha #NaoteDeixesPossuir

22 de junho de 2016

Dianova lança nova campanha #NaoteDeixesPossuir

A Dianova apresenta a campanha #NaoteDeixesPossuir, contra as dependências de Internet, a primeira lançada em Portugal sobre esta temática. Num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps, é cada vez mais difícil estabelecer um limite para a utilização saudável destas ferramentas, afirma a marca em comunicado.

De acordo com um estudo realizado a nível europeu e divulgado pela Dianova, 64% dos inquiridos está online seis dias da semana ou diariamente, através do telemóvel (50%), PC (48%) e computador portátil (46%). Adicionalmente, as redes sociais são a ferramenta online mais utilizada pelos inquiridos, 70% a nível diário, dos quais 40% acedem durante mais de duas horas por dia durante a semana. Um dos resultados mais preocupantes prende-se com o facto de 1 em cada 5 inquiridos sofrer, de alguma forma, de cyberbullying. Da totalidade de inquiridos, 13,9% foram classificados como reveladores de um comportamento disfuncional relativamente à utilização da Internet.

A dependência incide, principalmente, nas faixas etárias mais jovens. De acordo com um outro estudo realizado pelos mesmos autores, os jovens que se sentiam mais sós acabavam por ser também os mais dependentes das ferramentas online.

Como resultado desta postura “sempre ON”, facilitada pelo acesso wireless e os dispositivos móveis, a utilização aditiva da Internet, que compreende categorias específicas como o jogo online, videojogos, cyberbullying, sexo virtual e as redes sociais, está a tornar-se um novo e crescente distúrbio comportamental, gerando a incapacidade do utilizador controlar o uso da Internet de forma moderada. Esta envolvente causa uma desvinculação da realidade por parte do utilizador que acaba por culminar em sentimentos de angústia e diminuição funcional das atividades do dia-a-dia, explica a Dianova.

Citado em comunicado da marca, Rui Martins, Diretor de Comunicação da Dianova Portugal, “estamos preocupados com esta nova tendência registada principalmente juntos dos jovens que usam a Internet para conversar, jogar interactivamente e aceder a informação de carácter sexual, estando menos focadas no uso da Internet para fins educacionais.”

Apesar de apenas recentemente estas dependências começarem a ser diagnosticadas como um caso clínico de distúrbio, o comportamento aditivo manifesta-se numa absorção total do indivíduo nas tecnologias acabando por se alienar, simultaneamente, da realidade.

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Jornalista: Marco Silva

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