A dupla de criativos portugueses Pedro Lourenço & José Filipe Gomes da DDB Berlim criaram uma campanha para chamar a atenção para os números alarmantes da violência doméstica na Alemanha. A Terre des Femmes, uma ONG de Berlim que luta pelos direitos das mulheres, lançou uma ação utilizando um dos ícones da cidade: as cabines fotográficas.
As estatísticas dizem que 1 em 4 mulheres na Alemanha é vítima de violência doméstica, pelo menos uma vez na vida. Mas porque, segundo os criativos, as estatísticas têm pouco impacto nas pessoas e parecem sempre remeter para uma realidade que só acontece aos outros, a Terre des Femmes, em parceria com a agência de publicidade DDB Berlim e a Polyxo Studios, criou uma cabine fotográfica especial que mostra que o problema está bem mais próximo do que se pensa.
Utilizando software de reconhecimento facial, a cabine identifica quando uma mulher está prestes a tirar uma fotografia e aplica nódoas negras em uma das quatro fotos – ilustrando assim claramente a estatística de 1 em 4.
Em Portugal, só em 2016, 32 mil mulheres foram vítimas deste tipo de violência. De acordo com a APAV, todos os dias 14 mulheres são vítimas de crime. A ONU estima que 1 em 3 mulheres em todo o mundo é vítima de violência doméstica, e que quase metade dos casos de homicídio em que as vítimas são mulheres, foram perpetrados pelos parceiros ou familiares.
Comentários (0)