João Coutinho decidiu abrir uma loja de armas em Nova Iorque com o objetivo de ajudar a escolher a primeira arma de alguns americanos. Mas o propósito não era bem esse. Na verdade, o criativo português e a sua agência de publicidade Grey de Nova Iorque quiseram impactar um país onde “mais de 60% pensa que ter uma arma ajuda a tornar as suas vidas mais seguras”.
Com um vídeo difundido no YouTube para a organização States United to Prevent Gun Violence, João Coutinho partilhou a experiência dos americanos que decidiram comprar a primeira arma na sua loja. No entanto, esta apenas serviu para difundir uma ação de consciencialização. Intitulada “Guns With History”, a campanha procura sensibilizar para o perigo das armas ao contar as histórias trágicas por detrás de cada uma.
A campanha tem feito furor nas redes sociais e comunicação social pelos resultados que tem obtido. Ao Observador, João Coutinho referiu que “mais de 65% das pessoas saíram da loja sem vontade de comprar uma arma”.
João Coutinho foi um dos autores da campanha Immortal Fans, para o Sport Club Recife, que entre vários outros prémios lhe valeu o Grand Prix na categoria Promo and Activation na edição de 2013 do Cannes Lions.
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