“O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo” é a mais recente campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que visa combater a violência sexual de menores.
“Por medo e vergonha, as vítimas de abuso sexual vivem na solidão e isolamento. Num apelo para que estas situações sejam denunciadas, a campanha vem dar ênfase ao papel das testemunhas e confidentes na tomada de consciência para a violência sexual, uma realidade ainda expressiva na sociedade.” – explica a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima em comunicado.
A campanha é protagonizada por brinquedos, que dão voz ao combate ao abuso sexual de menores. Partindo do princípio de que muitas situações de abuso acontecem na casa das vítimas, no seu próprio quarto, as testemunhas acabam por ser personificadas nos brinquedos, sempre presentes e confidentes nas vidas das crianças.
Bruno Brito, Gestor técnico da Rede CARE, refere que “este é um flagelo que ainda incide na sociedade em que vivemos. Devemos ter um comportamento proativo, denunciar e combater a violência sexual. O sofrimento das vítimas é imensurável e não podemos deixá-las viver em solidão. Esta campanha surge como uma rede de apoio e simultaneamente na ótica da prevenção e sensibilização”.
Assinada pela CARMEN, a campanha foi lançada com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Projecto CARE, uma rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual.
Comentários (0)