A Activia, em conjunto com a Marktest e com uma análise por parte do Sociólogo e professor da Universidade Aberta e Investigador do ISCTE-IUL, Pedro Abrantes realizou um estudo no início deste ano que pretende ajudar a perceber qual o comportamento dos portugueses na hora da refeição.
O estudo concluiu que para 32,9% dos inquiridos, as refeições são um momento social partilhado com as pessoas de quem mais se gosta, e para 31,6% as refeições são um ritual fundamental de convívio e degustação. Mais de 50% admite que prefere uma má comida desde que acompanhada de uma boa conversa.
Quando tentamos perceber o que os impede de desfrutar mais das horas das refeições, a maioria dos inquiridos refere a atividade profissional. Logo a seguir verifica-se que mais de 40% se refere ao uso de dispositivos móveis.
O estudo refere ainda que os portugueses comem cada vez mais “a correr”. Cerca de 82% dos inquiridos despendem metade ou menos da sua hora de almoço e 70% demora menos de 30 minutos para tomar a sua refeição, mais de 50% dizem que é a atividade profissional a culpada. As mulheres referem utilizar menos de metade da hora de almoço para tomar a sua refeição.
Foi com base neste estudo que a Activia construiu a sua comunicação para 2016 e vem agora incentivar a que se volte a desfrutar das refeições. Em comunicado, a marca refere que pretende comunicar num tom mais próximo e caloroso, com as suas consumidoras, incentivando-as a pequenas mudanças que tornem as suas refeições “mais felizes”.
“Refeições Felizes, Digestões Felizes” é o mote da marca que pretende defender hábitos saudáveis à mesa, quer alimentares, quer comportamentais, repondo assim os valores associados ao conceito de Mindful Eating: comer de forma atenta e intensa, conscientes não só daquilo que se come mas desfrutando também da forma como se come.
A marca refere que a campanha será suportada por uma estratégia 360º, apoiada em Televisão com um primeiro anúncio mais emocional, relembrando aos Portugueses a importância de voltar a desfrutar das refeições. Utilizará as suas plataformas digitais; comunicação no ponto de venda; novas mecânicas no campo das relações públicas; e novos materiais publicitários outdoor e digital.
Grande aposta da Marca. Faz todo o sentido a aplicação do conceito de Mindful Eating. Comer de forma consciente, com atenção plena pode e deve ser um hábito de todos nós.