O artesanato, no caso de Portugal, é um produto e um reflexo da cultura do país. E foi na Feira Internacional de Artesanato, que este ano comemorou a 30ª edição no final de junho, que o selo Portugal Sou Eu levou uma seleção de produtores nacionais, aderentes à iniciativa, para expor os seus produtos naquela que é uma das maiores, se não a maior, feira de artesanato internacional. O Imagens de Marca esteve presente na feira e agora recorda algumas das marcas que lá encontrou.
Uma das principais missões da FIA é promover o encontro de culturas e este ano foram mais de 40 países representados no certame. Cristina Carrilho, Coordenadora AIP-CCI do Portugal Sou Eu, explicou-nos que para o selo o artesanato é um setor estratégico pelas mais variadas razões: “o artesanato, sendo um produto, é extremamente importante que haja um reconhecimento por parte do consumidor de que ele é português. Os artesãos referem que há uma procura por aquilo que é português e por aí nós estamos a fazer um caminho. Estamos a crescer, temos tido muita procura, muitos artesãos têm-nos procurado, querem aderir ao sel,o e reconhecem. As campanhas ajudam muito a divulgar a nossa marca.”
Para a pintora portuguesa e embaixador do selo Portugal Sou Eu, Carolina Piteira, uma das vantagens de eventos como a FIA e até mesmo de comprar artesanal passa pelo contacto direto com o produtor. Para a embaixadora é um contacto importante porque pode servir para transmitir saberes e até mesmo histórias que escrevem todos os dias a identidade do país.
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