É hoje lançado em São Paulo o “Língua Bienal de expressividades criativas da Língua Portuguesa”. A iniciativa, apresentada precisamente no Dia da Língua Portuguesa, irá ocorrer em 2018 no Brasil e em Portugal e pretende fazer várias pontes que promovam novas formas de cultura e de economia entre os dois países irmãos.
A missão é valorizar um dos maiores recursos endógenos de uma comunidade composta por 280 milhões de pessoas. Recorde-se que a língua portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no planeta.
“A Portuguesa foi a primeira Língua verdadeiramente global. É preciso voltar a inventar palavras que não existam, fazer coisas que estejam ainda por acontecer. É preciso ligar a poesia à economia”. Quem o afirma é a Associação Portugal Genial, presidida por Carlos Coelho, entidade que está por detrás da iniciativa e que tem vindo a ligar a “poesia” à economia, apoiando atividades criativas que estejam alinhadas com a valorização dos recursos endógenos materiais e imateriais de Portugal.
Artes novas, poesia e muita criatividade. São estes os principais ingredientes de uma iniciativa, que nos próximos tempos procurará apoios e estabelecer parcerias com diversas instituições e empresas.
Sinto muito orgulho e honrado pelo convite endereçado pelo Carlos Coelho e poder contribuir com os Linguarudos, esses “bonecos” de palavra inventada.