Uma semana antes dos terceirenses encherem com música, enredos e rimas os salões espalhados pela Ilha, viajámos para a Ilha Terceira nos Açores, na companhia do Presidente da Direção da Associação Portugal Genial, Carlos Coelho, para descobrir esta “democracia criativa” guardada no meio do atlântico.
Historicamente rural, livre e espontâneo, o Carnaval da Terceira é feito pelo povo, para o povo e é “endémico”. Uma ilha de talentos, uma potência criativa que vale a pena conhecer este domingo, 10h30, na SIC Notícias. Estreia online domingo, às 22h00.
Jornalista: Vanda Jorge; Imagem: Bruno Tibério; Edição: María González
É com alegria e reconhecimento que vejo o “imagens de marca” a debruçar-se sobre o Carnaval da Ilha Terceira. Este é de facto um marco no ano, paralelo a outras festividades, que não passa despercebido no mundo. Chega aos quatro cantos do mundo, através dos canais televisivos regionais, onde é acompanhado pelos nossos queridos que pelo mundo estão espalhados.
Ao nível local, é jubiloso ver os salões cheios de arte… Uma arte rural, sem pretensões, mas que serve para mostrar e fazer rir pequenos e grandes até que o sol nasça.
Desde os assuntos dos bailinhos, normalmente envoltos em sátira contemporânea e atual, que saíem do papel através dos atores, ao fabuloso guarda roupa, desenhado por locais e confeccionado por mãos hábeis que conseguem colocar em corpo verdadeiras obras dignas da mais alta costura … Tudo isto e muito mais é carnaval na ilha… E a ilha vive disto, a dimensão do carnaval vai muito além do que no palco aparece…
Haja saúde e muita alegria!
Bom Carnaval
Obrigado pela sua mensagem Paula. Continue a seguir-nos.