Se há destino que promete uma viagem inesquecível pelo melhor da natureza é o Centro do país. Entre montanhas, serras, e áreas protegidas, a região está a aproveitar a sua diversidade natural para se posicionar como um território de referência nesta área, sempre com surpresas para quem quer partir à aventura e conhecer melhor a região.
A nossa viagem inicia-se a 600 metros de altitude naquele que é considerado literalmente o “centro” do país. O Centro Geodésico de Portugal, localizado às portas de Vila de Rei, oferece uma visão privilegiada precisamente sobre algumas das maravilhas naturais desta zona. Seguimos logo depois rumo a Penamacor e à Reserva Natural da Serra da Malcata, um ecossistema único conhecido pela presença do lince ibérico e por mais de duzentas outras espécies animais.
Enquanto percorremos alguns dos trilhos da serra, mostramos como a região está apostada em promover um turismo sustentável. Através da Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Lince”, entidades públicas e privadas comprometem-se a responder às necessidades económicas, socias e ambientais das gerações presentes sem comprometer as das gerações futuras!
E, porque a natureza é também uma grande fonte de conhecimento, visitamos o Centro de Ciência Viva da Floresta. Localizado na Zona do Pinhal Interior Sul, mais concretamente em Proença-a-Nova, este espaço de divulgação científica proporciona diversas experiências interativas, sensibilizando miúdos e graúdos para a importância de preservar este recurso tão precioso.
Comentários (0)