Os valores e sentimentos ligados à cerveja permitem viajar criativamente para sitios fantásticos, às vezes literalmente. Olho para os casos recentes da cerveja Argentina Andes ou para esta Ilha da cerveja, acabadinha de estrear da cerveja australiana XXXX GOLD e invade-me uma bipolaridade. Tristeza, em primeiro lugar, porque propus há uns tempos uma ideia semelhante a uma das grandes marcas de cerveja nacionais, que ficou a apanhar pó. Tristeza também porque acredito que neste brand new world, o que separa o possível do impossível é apenas a vontade de fazer as coisas e o que separa as marcas vencedoras das decadentes é a capacidade de entender o zeitgeist, para poderem evoluir e adaptarem-se aos novos paradigmas. Euforia porque a campanha que vos mostro hoje é mais um passo gigante nas possibilidades infinitas do marketing 2.0 e na construção de uma proximidade com as pessoas, como nunca existiu.
Esta campanha não tem nada de tecnológica, não parte de um insight inovador e mesmo a ideia é relativamente simples, mas tem a maravilhosa capacidade de envolver os homens que gostam de cerveja e de os apaixonar pela XXXX GOLD de uma maneira que dificilmente outra marca de cerveja conseguirá fazer durante algum tempo. E tudo por um budget que, imagino, não andará longe dos valores de um grande festival de verão.
Parabéns à BMF pela campanha, à Holler Sydney pelo site (podia estar melhor, mas cumpre) e acima de tudo aos responsáveis do marketing da XXXX Beer a quem peço encarecidamente, para trocarem algumas ideias com os vossos congéneres portugueses.
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