A campanha que escolhi para partilhar esta semana foi desenvolvida pela Volontaire de Estocolmo para o Turismo da Suécia e como o provam os ouros e Grand Prix que acabou de ganhar nos Cannes Lions, é um dos melhores exemplos do tremendo potencial que a tecnologia põe nas mãos da criatividade e da (r)evolução de mentalidades que está a ocorrer no mundo.
A ideia é tremendamente simples e absolutamente genial, largar o controlo da página oficial da Suécia no Twitter e entregá-lo a cidadãos comuns, que seguramente terão argumentos muito mais válidos que qualquer agente para divulgar o seu país e os seus encantos.
Mas o que mais me encanta neste projecto é a coragem de um governo, para deixar-se de paternalismos balelas e abdicar da ânsia de poder e controlo que todos os governantes tem, para confiar em qualquer pessoa para dar a voz pela sua nação.
Recentemente tive uma pequena discussão com alguns detractores deste projecto, porque já aconteceu uma ou outra pessoa aproveitarem a atenção do mundo e dos media para procurarem protagonismo pessoal. Mas qual é o mal? Todos sabemos que existem imbecis em todo o mundo e por todo o lado, estes pelo menos dão a cara, não são como os secretários-gerais, ministros e gestores que se escondem por trás de instituições e dos seus mandatados. Na minha opinião, chegou a altura de aceitarmos a transparência e esquecermos a obsessão pelo controlo e pela manutenção da infalibilidade das marcas, instituições, actos e ideias. Somos humanos e errar é humano.
Pela parte que me toca estou totalmente rendido à coragem e inovação da acção. Parabéns Suécia, parabéns Volontaire.
What curious topic