Volkswagen pede desculpa aos clientes portugueses

13 de outubro de 2015

Volkswagen pede desculpa aos clientes portugueses

Neste anúncio de página inteira publicado este sábado no Expresso é possível ler-se: “Quebrámos a peça mais importante dos nossos automóveis: a sua confiança”. É este o tom com que a Volkswagen se dirige aos clientes portugueses. Este anúncio surge semanas depois de ter rebentado o escândalo das emissões com os motores diesel da marca, estima-se que 9.5 milhões de carros estejam afetados. Ricardo Tomaz, diretor de marketing da Volkswagen afirma que esta campanha “trata-se de uma ação internacional, adaptada para Portugal”. Para o mercado nacional a marca trabalha com a agência DDB e de acordo com o Dinheiro Vivo, vários especialistas da área comentam que este anúncio foi uma boa jogada por parte da marca de automóveis. Como é o caso de Ricardo Miranda, especialista de criação de marcas da Brandia Central que afirma que “pedir desculpa não desculpa tudo, mas é obrigatório. Mostra que a marca não está em negação”. Já Pedro Celeste, especialista em marketing da consultora PC & Associados, acrescenta que “esta situação revela que o que levou tempo a construir se pode destruir num ápice”.

Já a easyJet vai abrir um novo centro de atendimento e assistência ao cliente em Lisboa, resultado de uma parceria com a prestadora de serviços ao consumidor Webhelp. Em comunicado, a companhia aérea de baixo custo adiantou que estima criar 190 novos postos de trabalho no país, entre administrativos e operadores, realçando que é demonstrativo “do compromisso da companhia aérea com o Governo e com os portugueses”. Criada em 2000, a empresa francesa Webhelp tem na sua lista de clientes também grandes empresas como a Vodafone, Air France e a Sky.

Enquanto que no mundo da tecnologia, a empresa informática norte-americana Dell vai comprar a empresa de armazenamento de dados EMC por cerca de 67 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros), criando a líder mundial do sector da tecnologia, indicaram nesta segunda-feira as duas empresas num comunicado conjunto. De acordo com o Público, esta compra “vai criar a maior empresa integrada de tecnologia do mundo largamente controlada por privados”. A nova empresa “vai ficar excecionalmente bem posicionada para crescer nas áreas mais estratégicas da próxima geração de tecnologias de informação. Uma aquisição que já é considerada por muitos especialistas como a “maior aquisição de sempre no setor”.

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Jornalista: Marco Silva

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