Os telemóveis ainda não fazem cafés, mas são cada vez mais um dispositivo multi-funcional. Longe dos tempos em que nos vendiam apenas telefones portáteis, as operadoras entraram sem medos na 3.ª geração e desde esta quinta-feira que os portugueses passaram a dispôr de um serviço integrado que combina o mundo dos telefones com o da internet, dos conteúdos digitais e das redes sociais. A Vodafone deu o 1.º passo e apresentou ontem o 360.
Das funcionalidades deste novo serviço fazem parte o descarregamento de música, a consulta de mapas e a partilha de localização, a publicação de fotografias, a leitura e o envio de e-mails, as actualizações do Twitter e as mudanças de estado e de contactos do telemóvel, mas também do Google, do Facebook e do Windows Live Messenger. Para já , o serviço está disponível em apenas um modelo criado pela Samsung em exclusivo para a Vodafone, o 360 H1. Mas, de acordo com a operadora, em breve, vão ser mais de 100.
Confrontado com o ainda pouco acessível preço dos telemóveis que permitem a utilização deste serviço, António Coimbra, confessou ao Imagens de Marca que, de facto, nem todas as carteiras conseguem para já chegar ao 360. No entanto, o director-geral da Vodafone pensa que esta é uma realidade a alcançar dentro de 3 a 5 anos. “Com o Vodafone 360 pretendemos liderar esta revolução dos Smartphones. Nós queremos obviamente massificar, estamos a dar passos nesse sentido. Não é um produto de nicho”, revelou.
A guerra pela conquista de clientes começou entretanto a ser travada. Um dia antes de a Vodafone anunciar aos agentes e à comunicação social o lançamento do novo serviço, a TMN comunicava que está para breve o aparecimento de Pond no mercado, um também novo serviço, apresentado como “o primeiro agregador de conteúdos e contas sociais multi-plataforma”. Na luta pelo pioneirismo tecnológico, as armas da operadora da Portugal Telecom são os conteúdos e blogues do Sapo, para além dos já conhecidos Facebook e Twitter, acessíveis através de telemóvel, televisão (serviço Meo) e computador.
Comentários (0)