28 de julho de 2016

Vodafone desenvolve ‘coleção de verão’ inteligente

A Vodafone anunciou que está a desenvolver um conceito de artigos inteligentes para as férias, que têm como base a tecnologia da Internet das Coisas (IoT). Estes artigos, que se incluem na campanha ‘Smart Summer’, ajudam os utilizadores a protegerem-se contra os raios ultravioleta (UV), a manter a segurança das crianças na praia e a encontrar a bagagem perdida.

O biquini e os calções de banho estão equipados com sensores UV que detetam a exposição aos raios solares ao longo do dia. A aplicação para smartphone notifica o utilizador quando este estiver demasiado tempo exposto à luz ultravioleta. Os fatos de banho incluem ainda um pequeno dispositivo na cintura e nas alças, que vibra como alerta.

O chapéu ‘Smart Summer’ para crianças contém um sensor UV, um dispositivo de localização de baixo consumo e um cartão SIM da Vodafone que envia um aviso para o smartphone dos pais quando a criança se afasta para além da distância pré-definida.

A mala ‘Smart Summer’ tem incorporada tecnologia de localização que permite ao proprietário encontrar a bagagem perdida através do seu smartphone.

Em comunicado, a marca explica que estes artigos ‘Smart Summer’ estão a ser desenvolvidos também para mostrar o potencial da Internet das Coisas e a sua aplicação no dia-a-dia das pessoas. O hardware dos dispositivos IoT será de baixo consumo  e as baterias terão uma duração média superior a 10 anos com apenas um carregamento.

“Até ao final de 2017, uma nova geração de equipamentos inteligentes chegará ao mercado, dando um novo impulso à revolução que se espera na Internet das Coisas de banda estreita” – afirma a marca no mesmo documento.

Um estudo desenvolvido pela Vodafone, em 17 países a 1.100 quadros superiores de empresas privadas e do setor público, revela que o IoT já faz parte do dia-a-dia de muitas empresas. Mais de três quartos dos inquiridos acredita que a Internet das Coisas será essencial para o seu sucesso profissional no futuro, enquanto metade das empresas de tecnologias de consumo pretende lançar novos produtos e serviços IoT nos próximos dois anos.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.