Todos os anos é realizado o Relatório ECSI Portugal, ou seja, o Índice Nacional de Satisfação do Cliente, divulgado recentemente, que abrange vários setores. No setor das telecomunicações, segundo esta análise é a Vodafone que tem o maior índice de satisfação dos clientes, registando um valor de 7,88 (escala de 1 a 10).
Realizado anualmente, o Índice Nacional de Satisfação do Cliente no setor das telecomunicações abrange os operadores de serviços móveis, fixos, de internet e de televisão por subscrição. Tal como nos últimos anos, a Vodafone surge classificada em primeiro lugar nos dois subsetores em que é avaliada, Serviço Telefónico Móvel e Internet Móvel, em todas variáveis apresentadas neste estudo: a imagem que os clientes têm do operador, as suas expectativas, a qualidade apercebida sobre a rede e serviços do operador, o valor apercebido face ao preço pago, a satisfação com o operador, as reclamações recebidas e o seu tratamento e a lealdade dos clientes relativamente ao seu operador.
O estudo ECSI Portugal (Índice Nacional de Satisfação do Cliente) resultou da adesão de Portugal ao projeto ECSI (European Customer Satisfaction Index), iniciado em 1999 pela Comissão Europeia e pela EOQ (European Organization for Quality). O projeto tem como objetivo a análise da satisfação dos clientes utilizando a mesma metodologia nos diversos Estados-Membros, permitindo assim uma análise comparativa entre os diferentes sectores de atividade em cada país. O ECSI Portugal é realizado pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Português da Qualidade.
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