O mercado dos Vinhos em Portugal apresenta um crescimento de 8% em volume no designado canal on trade (Restauração) e 4% no canal off trade (compras em lojas). No que diz respeito às embalagens, Garrafa (42,5%) e Bag in box (39,6%) continuam a ocupar as maiores fatias do mercado, crescendo ambas a 5% no último ano móvel. O Barril ganha especial importância no consumo fora de casa (on trade), com um crescimento de 25% e uma quota de mercado que já atinge os 8%.
Embora todos os tipos de vinho apresentem crescimentos, são os Vinhos de Mesa nacionais os mais dinâmicos, crescendo 7% no total do mercado em Portugal. O crescimento do bag in box resulta essencialmente do dinamismo dos vinhos de mesa, que representam 85,3% deste tipo de embalagem.
Também resultado da procura por produtos mais caros, verifica-se, nos Vinhos de Garrafa, um aumento de preços médios no total do mercado. Este cenário é sustentado pelo aumento de preços no setor off trade (lojas), verificando-se no entanto uma ligeira descida de preços no on trade.
No que se refere às diferentes regiões vitivinícolas, também se verificam comportamentos distintos de acordo com os mercados. Na Restauração verificou-se uma maior procura de Vinhos em garrafa das regiões do Douro, Minho e Tejo. No mercado off trade as regiões que mais crescem são Lisboa, Dão e Setúbal.
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