É uma vila histórica escondida no centro de Lisboa, mas que cada vez mais parece ser um local de passagem obrigatório para turistas, e não só. Palco de um dos arraiais mais pitorescos da capital, e cenário do conhecido filme “Pátio das Cantigas”, a Vila Berta surge agora de cara lavada, recuperando o charme de outros tempos.
Construída entre 1909 e 1911, e situada em pleno Bairro da Graça, esta pequeno espaço passou recentemente por obras de reabilitação. Devido ao estado de degradação dos prédios, e a alguns sinais de ruína, os cerca de 30 proprietários das casas reuniram-se e constituíram uma Associação, iniciando um processo de angariação de fundos para a reabilitação.
“Esta primeira fase consistiu essencialmente na remoção dos cabos elétricos das fachadas para o interior das fachadas e na recuperação de todos os paramentos, ou seja, as fachadas foram todas picadas, rebocadas e pintadas, com o apoio das marcas envolvidas”, explica Estevão Tojal, um dos fundadores da Associação de Defesa do Património de Vila Berta.
Entre as marcas envolvidas no projeto está a Sagres, que patrocina o Arraial da Vila Berta desde a sua primeira edição há sete anos. “Tudo o que representa a forma dos portugueses viverem, a forma dos portugueses celebrarem, a forma dos portugueses estarem com os amigos, a forma dos portugueses conviverem, tudo isso tem a ver com cerveja, com a Vila Berta e com o Santo António. A marca Sagres nasceu em Lisboa em 1940, um bocadinho depois deste bairro ter nascido, e por isso até estamos a reviver, sem nostalgia, mas de forma positiva, esse período, e a celebrar”, refere Nuno Pinto de Magalhães, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas.
A próxima fase passa pela recuperação dos azulejos. Mas, ainda que as obras de remodelação não estejam totalmente finalizadas, quem passar por Vila Berta já pode sentir a nova “energia” deste local único da capital.
Veja as imagens e as entrevistas do Imagens de Marca no vídeo acima.
Quem o escreveu foi muito feliz na apresentação e descrição.
No próximo retorno a Portugal faço questão de conhece-la (Vila).