28 de março de 2008

Venda de diários generalistas desce pelo terceiro ano

De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, APCT, apenas o Correio da Manhã viu aumentar o número de vendas em 3,1 por cento, tendo uma circulação média diária superior a 115 mil exemplares por dia. As restantes publicações viram as tiragem cair, em média, 2,7 por cento no ano passado.  A maior descida nas vendas foi registada pelo 24horas, que caiu 13,6 por cento, para menos de 36 mil exemplares. Logo a seguir, com a quarta posição entre os mais vendidos, ficou o outro diário da Controlinveste, o Diário de Notícias. Este jornal registou uma média diária de cerca de 36 200 exemplares. Já o Público, do grupo Sonae, perdeu compradores, descendo o número de exemplares vendidos em 5,5 por cento, para 41.764 exemplares. O Jornal de Notícias baixou a fasquia dos 100 mil exemplares por dia, tendo registado uma média de 91.800 exemplares.


Os semanários também perderam clientes. O Expresso fechou o ano de 2007 com uma circulação semanal paga nos 118.285 exemplares, o que representa um decréscimo de 9,3% nas vendas. Já o semanário da Cofina viu as vendas descerem cerca de 37%. O Sol teve uma média de circulação semanal paga nos 48.796 exemplares.


No segmento das revistas noticiosas, a liderança da Visão mantém-se, mas a Sábado tem se vindo a aproximar e aumentou as vendas em 2007 em 15,2%. Com 101.446 exemplares semanais vendidos, a Visão teve um crescimento homólogo de 9,4%.


O Jornal de Negócios e o Diário Económico fecharam o ano em terreno positivo, com crescimentos de 6% e 0,2% respectivamente.


Já nos desportivos, mantém-se a tendência de queda. Com o Record a liderar o segmento, com mais de 74 mil exemplares vendidos por edição. FM   

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