O valor das marcas da CGD, BCP, BES, BPI e Banif ascende este ano a 2,5 mil milhões de euros, uma queda de 23% face aos 3,24 mil milhões de euros de 2010, segundo a consultora Brand Finance citada pelo Jornal de Negócios.
O estudo da consultora, intitulado “‘Global Banking 500”, que avalia o valor da marca das 500 instituições bancárias mais valiosas do mundo, coloca a Caixa Geral de Depósitos (CGD) como a 155.º marca bancária no ranking global e a mais valiosa entre os bancos portugueses, com um valor de 967 milhões de euros.
Ainda assim, a CGD perdeu mais de 50 posições na tabela, tal como o segundo classificado em termos nacionais, o Banco Comercial Português (BCP), que ocupa o 198.º posto, com uma marca avaliada em 673 milhões de euros.
Na terceira posição surge o Banco Espírito Santo (BES), cuja marca vale 428 milhões de euros, e que é o único banco português que consegue melhorar a sua situação no ranking geral, ganhando 10 posições para o 265.º lugar.
A marca do Banco BPI vale 259 milhões de euros, bem abaixo dos 388 milhões de euros resultantes da avaliação feita em 2010, colocando o banco liderado por Fernando Ulrich no 365.º lugar, uma queda superior a 100 posições face ao ano passado, apenas igualada pelo Banif, que tem a sua marca avaliada em 174 milhões de euros, equivalentes ao 487.º posto.
Comentários (0)