É uma autêntica viagem à história do calçado, e uma homenagem aos empresários e aos trabalhadores que ajudaram a tornar este setor numa das indústrias com mais pujança no mercado nacional. O Museu do Calçado abriu as suas portas este fim-de-semana em São João da Madeira, apresentando uma vasta coleção de sapatos e obras de arte.
Este novo espaço, localizado no edifício da Torre da Oliva, oferece ao visitante a possibilidade de conhecer a história do calçado, desde a pré-história ao século XXI, e também alguns dos sapatos mais icónicos produzidos pelo designer Luís Onofre, numa exposição exclusiva temporária que estará patente nos próximos meses.
“A indústria do calçado é uma indústria que teve um trajeto fulgurante nos últimos anos. É uma história de sucesso que foi escrita por tantos trabalhadores de excelência, por tantos empresários brilhantes. Estava escrito que um dia Portugal iria ter um Museu do Calçado, obviamente, e isso faz parte do código genético desta cidade e da região. É um instrumento cultural, que visa promover a qualidade de vida dos cidadãos, mas tem um valor económico e pretende ser um instrumento económico, de competitividade, para todo o setor do calçado”, afirma Ricardo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, em entrevista ao Imagens de Marca.
Ainda antes da reportagem completa na emissão da SIC Notícias, mostramos-lhe, no vídeo acima, algumas das imagens da inauguração desta “nova casa” do Calçado nacional.
Comentários (0)