Para se ser criativo há que utilizar as várias ferramentas disponíveis no mercado. Uma delas são as imagens de arquivo que se apresentam, muitas vezes, como uma solução mais rápida ou com menos custos para quem trabalha nesta área. Falamos dos bancos de imagem, que ganham o primeiro plano numa das reportagens da próxima emissão.
Vamos perceber como é que funcionam este serviço e a sua importância no desenvolvimento de campanhas publicitárias, já que são as agências criativas os seus maiores clientes, em conjunto com o mercado de comunicação e livreiro.
Falámos com a Corbis, banco de imagens presente em vários países, para perceber a evolução que este negócio tem tido e como se adapta aos dias de hoje. Maria Guimarães, Diretora Executiva da Corbis revela-nos também a preocupação com a questão de ser preciso respeitar os direitos de autor e conta-nos algumas medidas que a empresa toma neste sentido.
Por outro lado, recolhemos também o testemunho de Paulo Rocha, Diretor Criativo da Ivity, agência que garante que a crise fez os criativos voltarem a recorrer mais aos bancos de imagem, algo que se verificou muito nos na década de 90. Hoje, este “regresso” mais vincado deve-se a uma questão de rapidez, mas sobretudo, de custos. Apesar disso, Paulo Rocha, Diretor Criativo da Ivity afirma que os bancos de imagens deviam ser mais sensíveis à questão da crise e tentar baixar um pouco mais os preços, para além de constatar que deveriam também atualizar as imagens que fazem parte do banco.
Não perca esta reportagem, este sábado, às 14h30 e domingo, às 10h30 e 16h30.
Comentários (0)