Com o objetivo de levar energia elétrica para comunidades isoladas e ao mesmo tempo levantar questões e alertar consciências sobre o excesso de consumo de eletricidade no mundo, o EDP Group criou a campanha “Access to Energy” (“Acesso à Energia”) com ajuda da Leo Burnett Lisboa.
A equipa criativa da agência resolveu criar um anúncio em forma de folheto, onde explicava o trabalho do cliente em prol das comunidades sem eletricidade e onde dava dicas para um consumo mais consciente. Além disto, quis comunicar a campanha de forma totalmente diferente do habitual. Sem qualquer uso de energia elétrica, o anúncio foi criado de forma artesanal.
Os designers responsáveis fizerem desenhos à mão em papel artesanal, dobrarando depois os papéis um por um. Utilizaram também luz do sol como fonte de energia na impressão para criar centenas de cópias manuais, pintaram arte por arte através de silk screen e filmaram todo o processo com uma câmara analógica. O trabalho demorou alguns meses para ser concluído.
A intenção era mostrar como coisas simples se tornam difíceis quando não se tem energia, alertando assim, para o problema que afeta vários países que sofrem com este problema.
A ideia foi já notícia em meios internacionais, como por exemplo, a Exame Brasil.
Comentários (0)