Os consumidores brasileiros são os que mais gastam na região do Porto e Norte de Portugal. É o que diz um estudo realizado pelo Instituto de Turismo (IPDT), em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, que refere que os turistas oriundos do Brasil gastam em média por pessoa/noite 123 euros, sendo também os que permanecem mais tempo na região.
Em termos de consumo, seguem-se os ingleses e holandeses, com 88 euros e 86 euros por pessoa/noite, respetivamente. No segmento lazer/férias, os turistas brasileiros são os que mais gastam (130 euros), seguidos dos turistas espanhóis (95 euros), e dos holandeses (85 euros).
O IPDT analisa ainda o perfil destes turistas, verificando-se que 66% tem idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos, sendo de “registar um acréscimo de turistas de faixas etárias mais jovens em relação ao mesmo período de 2013”.
Durante o ano passado, o Turismo do Porto e Norte de Portugal registou um aumento do consumo médio por pessoa, dos 318 euros para os 402 euros, fator que se explica pelo facto de cada turista ter gasto, em média, 65 euros por noite, mais 10 euros face ao período homólogo em 2013.
O perfil de turistas que pernoitaram na região em negócios ou lazer/férias concentraram-se na zona do Grande Porto, ao contrário dos turistas em visita a familiares e amigos.
Comentários (0)