Tirar selfies fortalece memórias de férias até 40%

1 de fevereiro de 2017

Tirar selfies fortalece memórias de férias até 40%

Um estudo realizado pela HomeAway, marca que opera no segmento de alojamentos para férias, divulgou várias conclusões positivas para quem não despensa tirar selfies, onde quer que esteja. Para uma melhor compreensão de como o comportamento dos participantes influenciou as suas recordações de férias, a HomeAway aliou-se a uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, em Austin, liderada pelo psicólogo e auto, Art Markman.

O estudo revela que os turistas que optam por tirar selfies e fotos enquanto estão de férias, aumentam em 40% a capacidade de lembrarem das suas férias, em detrimento daqueles que evitam utilizar a câmara fotográfica. Para quem gosta de partilhar fotografias, instantaneamente, nas redes sociais, o Instagram foi considerado o melhor canal a utilizar, caso queiram criar recordações claras de como se sentiram durante as férias. Os viajantes que utilizam o Instagram estão mais dispostos (24%) a recordar precisamente as suas memórias de férias, comparativamente aos utilizadores do Facebook ou Snapchat.

Uma viagem de luxo para o outro lado do mundo ou férias a preços minis, a escassas horas de casa, não influi nas memórias dos turistas. De facto, a viagem não será mais inesquecível por gastarmos mais. “O orçamento das férias influi muito pouco nas memórias. Estas podem custar 100 ou 5 000 euros, todavia as férias devem, principalmente, estar repletas de emoções e existir uma rotura com o quotidiano para deixar recordações fortes junto dos viajantes”, comenta Art Markman.

O mesmo estudo conclui ainda que as pessoas que optam por viajar em conjunto com a família e amigos têm 20% mais capacidade de recordarem as suas férias do que as que viajam apenas com a família, amigos, a dois ou sozinhos.

Para além disso, as memórias emocionais dos que viajam para celebrar um evento especial, como um aniversário, um casamento ou uma despedida de solteiro, ficam mais gravadas na mente, do que outras, até +69%. Os inquiridos recordam mais facilmente,”eventos como rituais e fortes em emoções, pois permitem aos turistas recordarem de forma mais intensa os momentos vividos” refere o psicólogo.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.