No total estiveram no ar da RTP1, RTP2, SIC e TVI, durante o mês passado, 60779 anúncios de publicidade comercial. Um número que se traduz numa média diária de 506 inserções de publicidade por canal, segundo adianta o relatório da marktest. Contudo, quando comparado com período igual do ano passado este valor representa uma quebra de 7.9% no número de peças publicitárias a passar nas televisões.
Já no que diz respeito aos últimos 12 meses, foi em Julho passado que mais publicidade foi para o ar nos quatro canais. 71462 peças, contrariamente ao mês mais fraco, Janeiro com um registo de 56969 inserções publicitárias em televisão.
A redução de horas dedicadas à publicidade nos quatros canais, relativamente ao período homólogo de 2007, está segundo o MediaMonitor relacionado com a “diminuição de espaços de telecompras, sobretudo os emitidos de madrugada”.
Quanto à duração média dos spots publicitários, entre Janeiro e Abril de 2008, esta foi de 24 segundos. Menos quatro segundos do que no primeiro trimestre de 2007.
Esta duração média variou entre os 14 segundos registados na RTP2 e os 28 segundos observados na RTP1. Na SIC a duração média das peças publicitárias foi de 24 segundos e na TVI de 23. AB
Comentários (0)