É um documentário que tem dado que falar, chama-se “Cowspiracy” e veio mudar a perspetiva que muitos partilhavam acerca das emissões de gases de estufa. Baseado num estudo do WorldWatch, o filme sugere que 51% das emissões globais de têm origem na pecuária e produtos derivados.
Mas investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-ambientais e Biológicos (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro têm vindo a trabalhar numa solução para diminuir o impacto ambiental causado por estes gases.
Esta tecnologia desenvolvida pela equipa do CITAB deverá permitir uma redução de cerca 50% da emissão de gases como o dióxido de carbono e o metano, e quase a totalidade de emissão de outros gases prejudiciais.
O processo trata os dejetos de animais misturados com água através da separação das frações sólidas e líquidas recorrendo a aditivos químicos e biológicos. A técnica deverá ser “relativamente barata” mas obrigará à formação dos produtores.
A única solução justa, ética e ecológica, é a abolição da pecuária. Não é normal, não é natural, não é necessário. Esta noticia somente demonstra que o ser humano consegue encontrar formas de aumentar o lucro à custa de vidas inocentes. Já está na hora de evoluirmos.
É hora de deixarem de olhar para os números que têm na conta do banco e olharem para o número de animais mortos por dia no mundo inteiro. Gente egoísta…