TAP, Delta e Nestlé são as mais atrativas para trabalhar em Portugal

21 de abril de 2016

TAP, Delta e Nestlé são as mais atrativas para trabalhar em Portugal

TAP, Delta Cafés e Nestlé são as marcas que ocupam o pódio das empresas consideradas mais atrativas para trabalhar em Portugal. O “Randstad Award” é desenvolvido pelo ICMA Group para a Randstad e mede a atratividade das empresas segundo a perceção da população ativa.

Os dados revelam que empresas com notoriedade elevada e atratividade alta são players dominantes, com capacidade para escolher os trabalhadores mais motivados e melhor qualificados. Já as organizações com menor awareness e elevada atratividade atuam fundamentalmente em nichos de mercado, apresentam margem de crescimento e têm uma escolha limitada entre talentos muito bem qualificados e altamente motivados.

Analisando por critérios demográficos, a TAP é eleita como empresa mais atrativa pelos inquiridos do sexo masculino e a Nestlé pelo sexo feminino. Por escalões etários, a TAP é eleita pelos inquiridos entre os 18 e 24 anos e 45 e 65 anos, enquanto a Delta Cafés é escolhida pelos inquiridos entre os 25 e os 44 anos. Os inquiridos com ensino secundário ou formação inferior identificam a Delta Cafés, enquanto os licenciados escolhem a TAP. Os inquiridos com mestrado ou formação superior apontam a Nestlé como empresa mais atrativa.

José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal afirma “não deixa de haver uma relação entre o awareness e a atratividade para trabalhar, mas o que este estudo nos demonstra é que este reconhecimento de marca por vezes não tem uma identidade quanto à proposta de valor para o colaborador desta mesma marca, o que poderá ser interessante para definir a estratégia de captação e retenção de talento para as organizações” afirma.

As Tecnologias da Informação e consultoria, saúde e turismo, hotelaria e lazer entre os setores mais atrativos para trabalhar em Portugal.

Os inquiridos do “Randstad Award” apontam ainda como áreas mais atrativas para trabalhar as tecnologias da informação e consultoria (51,06%), a saúde (49,21%) e o setor do turismo, hotelaria e lazer (47,97%). Destaque ainda para as áreas da energia, ambiente e recursos naturais (44,90%), setor automóvel (41,70%) e telecomunicações (40,86%).

O setor das tecnologias da informação e consultoria domina quase na totalidade o top-3 dos setores mais atrativos para trabalhar segundo os critérios mais valorizados pela população ativa. Apenas para os critérios ambiente de trabalho e responsabilidade social e ambiental o setor da saúde ocupa a primeira posição.

Ficha técnica do “Randstad Award” 2016:

- 7 262 potenciais trabalhadores inquiridos, dos quais 3 756 mulheres e 3 506 homens, com idades entre 18 e 65 anos.

- Respostas baseadas na perceção dos inquiridos em relação aos 157 maiores empregadores em Portugal (excetuando empresas públicas que não atuem em mercado em ambiente concorrencial)

- Entrevistas realizadas em ambiente online entre setembro e dezembro de 2015

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (3)

  1. Me interesso pela vaga de emprego , tenho disponibilidade de mudar do Brasil sim !

    por: Andresa Melo,
  2. Tenho intersse pela vaga de emprego , e tenho disponibilidade de mudar do Brasil sim !

    por: Andresa Meli,
  3. Preciso da vaga urgente

    por: Lucas Alberto Pereira Silva,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.