Esta é a grande novidade na 3.ª edição das marcas de excelência em Angola
O livro Superbrands Angola 2013 inclui pela primeira vez nos resultados as marcas eleitas também pelos consumidores, e não apenas uma seleção eleita pelo conselho de especialista, como nas duas edições anteriores. Segundo um comunicado da organização internacional SuperBrands, neste estudo “ foi pedido aos entrevistados que indicassem três marcas para cada um dos atributos considerados relevantes para estudo: proximidade, confiança, afinidade, satisfação de necessidades e notoriedade”.
Um dos resultados revela que as Telecomunicações, a Banca e as Bebidas são dos sectores mais relevantes no mercado angolano. As marcas de telecomunicações Movicel e Unitel, a cerveja Cuca e o refrigerante Blue estão entre as 10 marcas mais enunciadas. A petrolífera Sonangol surge como a marca mais referenciada de forma espontânea por angolanos, o que, de acordo com a mesma fonte,” confirma o peso do petróleo no país”.
O estudo Superbrands Angola apresenta ainda outro dado importante na diferenciação deste mercado face aos outros analisados: “ é a importância que os consumidores conferem às empresas públicas, maioritariamente no sector dos serviços. Marcas públicas nas áreas da energia, transportes, commodities e media, encontram-se entre as mais referenciadas pelos consumidores angolanos”.
De referir ainda, que o estudo da Superbrands em Angola foi desenvolvido em colaboração com o CEIS – Centro de Estudos, Inquérito e Sondagens da SINFIC, que foi responsável por todo o trabalho de campo, que envolveu 1073 entrevistas pessoais a uma amostra representativa do consumidor angolano, com quinze ou mais anos. Ao que tudo indica, os resultados mais detalhados devem ser apenas divulgados em meados de Maio.
Comentários (0)