Foi hoje lançado o Startup Manifesto Portugal, no âmbito da Startup Europe Summit. Nesta iniciativa foram debatidas e discutidas as várias formas de assegurar o crescimento sustentado do ecossistema nacional de startups, de forma a tornar Portugal num “hub” internacionalmente competitivo.
“Turn Portugal into an international hub for startups wordwide” é a visão assumida pelo manifesto, inteiramente desenvolvido pela comunidade. Portugal junta-se assim aos outros 9 países que já criaram um Startup Manifesto, na tentativa de tornar o país num ‘hub’ verdadeiramente competitivo para startups de todo o mundo, explica a Beta-i em comunicado.
No âmbito de uma estratégia europeia, o Startup Manifesto Europeu foi assinado e publicado em 2013 por nove empreendedores tecnológicos europeus, onde se incluíam os fundadores do Spotify, do The Next Web ou do Seedcamp. O objetivo passava por definir pontos de ação e envolver a comunidade europeia de empreendedores. Depois disso, começaram a surgir iniciativas isoladas em países como a Bélgica, Polónia, Suécia ou Grécia, para que este movimento ganhasse mais rapidamente tração local.
A ideia consiste em mapear as necessidades do respetivos ecossistemas, e tentar encontrar e identificar formas de contribuir para o crescimento sustentado dessas comunidades. Assim, foi na sequência deste movimento que surgiu a ideia de publicar o ‘Startup Manifesto Portugal’, com o alto patrocínio da Comissão Europeia.
Comentários (0)